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Diferenças entre WRC e IRC

Muita gente questiona a existência de dois campeonatos mundiais acontecendo na mesma época. Isso fica mais estranho quando percebemos que muitas etapas do WRC agora são parte do IRC. Então vamos analisar os motivos.

O WRC – World Rally Championship é o tradicional Campeonato Mundial de Rally, realizado desde os anos 70. Tanto tempo de estrada trouxe sucesso e, por conseqüência, um nível elevado das equipes. Por conta disso, a organização tornou o campeonato muito “engessado”, deixando de permitir mudanças nas regras (até mesmo quando são de interesse dos promotores).

A partir de 2006, algumas fábricas deixaram de participar do WRC por motivos financeiros, pois os custos muito altos comprometiam o desempenho das equipes que não conseguiam acompanhar o ritmo de investimento de uma Citroën.

Tal fato deu inicio à uma segunda iniciativa: desenvolver carros de rally com custo mais acessível. Assim surgem os Super 2000 (ou S2000). Diferentemente dos World Rally Cars – que são construídos para competir – os Super 2000 são veículos de produção preparados (tá certo que são muito preparados, mas partem de um carro comum).

O projeto despertou interesse de algumas montadoras e a primeira temporada aconteceu em 2007 com nove etapas. A Peugeot, que havia se retirado do WRC, foi a primeira a desenvolver um carro competitivo: o Peugeot 207 S2000. Em seguida a Fiat, através da Abarth, apresentou o Punto Abarth S2000. Rumores circularam e até a Lada foi citada como possível integrante do IRC e os carros viriam substituir os WRC.

Mas em 2009 o campeonato tomou proporções maiores. Além de muito competitivo para os pilotos, o IRC contou com cinco marcas no campeonato de construtores e deu passos na América, com a realização do Rally de Curitiba, no Paraná.

Segundo Kris Meeke, campeão do IRC 2009, “os carros também são obviamente diferentes. O Super 2000 pode não ser tão rápido como World Rally Cars, mas de certa forma eu acho que eles mais divertidos. Para os espectadores são mais agradáveis, pois o barulho é fantástico”. O piloto ainda complementa: “Também é muito perceptível que há muito mais política no WRC. No IRC você tem a impressão de que as pessoas querem sempre ajudar.”

Nos últimos meses ouvimos falar sobre redução de custo também no WRC, que contou apenas com duas marcas na temporada 2009. Uma das possibilidades seria a utilização dos mesmos carros S2000 a partir de 2011. Mas ainda tem muita poeira pela frente.

WRC

Motor:2.0L
Potência:320hp
Torque:570 Nm a 2.750 rpm
Câmbio:central sequencial de 6 marchas com acionamento eletrônico por borboletas
Tração:4×4 com 3 diferenciais eletrônicos
Preço Estimado:E$ 1.000.000,00

IRC

Motor:2.0L aspirado
Potência:280hp
Torque:250 Nm a 6.500 rpm
Câmbio:traseiro sequencial de 6 marchas com acionamento mecânico por alavanca
Tração:4×4 com 2 diferenciais de deslisamento limitado (a distribuição de força entre os eixos é feita pelo câmbio)
Preço Estimado:E$ 450.000,00

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