Outro dia, em uma trilha light apenas com o objetivo de apresentar o off road a uns amigos que compraram um GM Tracker, um dos jipeiros mais experientes do grupo teve problemas com o radiador.
Estávamos em Morretes, no litoral do PR à caminho do Engenho da Serra, para saborar o Barreado – comida típica da região, mas cruzar um rio, um dos jipes teve um problema: A hélice do sistema de arrefecimento cedeu com a pressão da água do rio e se chocou com o radiador, provocando um pequeno vazamento.
Como o vazamento era pequeno, foi possível chegar ao restaurante e comer enquanto o motor esfriava.
Com a temperatura mais baixa e o estomago cheio foi possível analisar a situação. Uma das soluções mais óbvias seria… Guincho. Mas lembramos de um frasquinho, com um pozinho de metal, que estava há anos guardado no porta-luvas.
Diz a lenda que o Stop Leak tapa furos do radiador. Após uma leitura rápida das instruções (Deixar o motor funcionando em temperatura normal com o sistema de arrefecimento devidamente abastecido e despejar o pó. Aguardar 15 minutos com o motor funcionando. Se necessário, complete o nível do fluido).
O pó metálico aquece dentro do radiador e corrente de água, provocada pelo vazamento, leva ele até o furo. Em contato com o ar (oxigênio) ele “solda” o furo.
Problema resolvido. Em alguns minutos o vazamento cessou e pudemos continuar nosso programa.
Já li depoimentos que diziam que o problema estaria resolvido definitivamente, mas confesso que optamos por retirar o radiador de consertá-lo em uma oficina especializada.