Como muitas vezes já vi caras de ponto de interrogação por utilizar um termo específico de rally, vamos traduzir os mais comuns.
Alto – Elevação na estrada do trecho da prova que impede a visão do vem em seguida. Também chamado de lomba, pode ser graduada conforme o seu grau de dificuldade ou angulação de entrada e saída.
Andar de lado / atravessado – Fazer curvas com o carro derrapando (diferente do que o narrador da Rede Globo, Galvão Bueno, fala, “colocar de lado” é derrapar o carro para fazer uma curva. Já “colocar do lado” é posicionar o carro ao lado do concorrente).
Cotovelo – também chamado de “hairpin” (grampo em inglês), é uma curva bem fechada que lembra um braço dobrado.
Cureca – Geralmente representada pelo desenho de uma, duas ou três caveirinhas, significa uma graduação de perigo. Quanto mais curecas, mais cuidado ao passar pela referência.
Entroncamento – Final de uma estrada onde temos opção de ir para direita ou para esquerda, formando um “T”.
Facão – trilho formado pela passagem de um ou vários veículos.
Farofa – Trecho fora do traçado ideal onde acumula sujeira ou, no caso do rally, terra solta.
Flat – Passar pela referência acelerando tudo.
Forfetar – Chegar ao controle do final da especial além do tempo estabelecido pela organização.
Full – Passar pela referência acelerando tudo.
Gaiola – Estrutura tubular dentro do carro feita para proteger os pilotos em caso de acidente.
Gancho – Similar ao cotovelo, porém mais longa.
Junção – quando uma trada junta à outra.
Lomba – Elevação na estrada do trecho da prova que impede a visão do vem em seguida. Termo utilizado no cross country, geralmente vem acompanhado de uma graduação em “curecas”. Também chamado de alto.
Pé no porão / Pé cravado – Acelerando tudo que dá.
Pendulo / Pendular – Virar o carro para o lado oposto da curva durante a frenagem para que ele, com a inércia, faça a curva para o lado correto de forma mais rápida.
Participe enviando suas definições de termos utilizados no rally ou suas dúvidas para completar nossa lista através dos comentários ou do twitter (@leozettel).