Conheça as funções do navegador

Conheça as funções do navegador

Nas provas off road, o navegador é uma segunda pessoa à bordo do veículo de competição. Ele deve seguir o roteiro e os horários de cada trecho pré-determinado através da planilha e/ou livro de bordo entregue pela organização antes da largada.

Nos Rallies de Velocidade dizem que o navegador é o olho do piloto, pois devido à extensão dos trechos percorridos, é impossível decorar todas as curvas durante o levantamento. Sem falar que, em alguns casos, como no Rally Cross Country, a dupla realmente nunca percorreu o trecho.

Assim a dupla escreve as notas de navegação em um caderno denominado Pace Note e o navegador transmite para o piloto durante a prova. As notas de navegação são compostas por graduações de curvas que, no Brasil, geralmente se utiliza de 1 a 5 (1 para mais fechada e 5 para mais aberta), marcações de altos (ou lombas), saltos, valetas, pedras, etc.

Além de transmitir as notas de navegação ao piloto, o navegador também é responsável pelo controle de horário da dupla que, basicamente, determina os horários de entrada e saída do parque de assistência e largadas das especiais.

Um bom co-piloto é fundamental para se alcançar um bom resultado.

Deixe uma resposta