Você está visualizando atualmente Mais uma quebra põe fim à disputa pelo campeonato brasileiro
Foto: Alexandre Amorim

Mais uma quebra põe fim à disputa pelo campeonato brasileiro

Um rally longo, rápido e com muitas disputas em todas as categorias movimentou a cidade paranaense de Morretes com a 4ª e 5ª etapas do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade. Mas o fim de semana não saiu como planejado pelos irmãos Zettel.

Com 340km de prova, sendo 126km de trechos cronometrados, O Rally de Morretes aconteceu nos dias 18 e 19 de novembro na cidade de mesmo nome, no litoral do Paraná. A prova é a única de asfalto do Brasil e somou pontos para os Campeonatos Paranaense e Brasileiro de Rally de Velocidade. 

Na sexta-feira carros, pilotos e navegadores pararam o transido no centro de Morretes para a disputa da primeira especial cronometrada: o Street Stage. Na virada do sai, o resultado do Street Stage definiu a ordem de largada para o segundo dia de prova. 

Os irmãos Leo Zettel / Fred Zettel, que disputam os dois campeonatos com um VW Gol RC5, fizeram o 5º tempo na geral. Mas com o correto ajuste dos comissários, largaram atrás dos carros 4×4. “Nosso carro se dá bem em trechos travados, por isso esse ótimo resultado. Mas nas especiais de sábado não seria legal largar com um (carro da categoria) RC2 logo atrás”, declara o piloto Leo Zettel, se referindo que os carros da categoria RC2 atingem mais velocidade. 

O clima bom atraiu público da cidade e vizinhança para as 11 especiais do dia. O primeiro trecho foi o acesso secundário da cidade, em seguida a PR 410 entre Antonina e São João da Graciosa, logo após o mesmo trecho em sentido contrário, e o último trecho foi a subida da Serra da Graciosa.

Na categoria de acesso, RC5 – para veículos 1.6 de produção, a disputa foi intensa entre Fabio Simsen / Gilson Rocha e Leo Zettel / Fred Zettel. Depois de vencer as 2 primeiras especiais, a disputa ficou segundo a segundo. Mas nos trechos mais rápidos, o Peugeot de Simsen abriu vantagem. “Continuamos andando o que dava, mas a diferença aumentava. Mas estávamos contando com a SS Graciosa para tirar a diferença, porém quebramos o cambio no início da subida”, lamenta Leo. A dupla ainda se arrastou por mais 8 km, mas o carro não aguentou e parou. 

Com esse resultado, a dupla Simsen / Rocha conquista o título de Campeã Brasileira de Rally de Velocidade, deixando a família Zettel com o vice-campeonato.

Resultado (Cat. RC5)

1.Fabio Simsen / Gilson Rocha – Peugeot 207 – 1:11:42
2.Edu Paula / Bruno Scarpelli – Peugeot 207 – 1:37:53
3.Leonardo Zettel / Frederico Zettel – VW Gol – 1:42:25

Classificação do Campeonato 2016

1.Fabio Simsen / Gilson Rocha – 118 pontos
2.Leonardo Zettel / Frederico Zettel – 96 pontos
3.Edu Paula / Bruno Scarpelli – 73 pontos

Agora as equipes entram em férias e as duplas se preparam para uma próxima temporada de muita emoção. 

Os irmãos Leo Zettel e Fred Zettel contam com a estrutura da ProMacchina Motorsport, patrocínio da WZ Comm – Comunicação que mostra resultados, GoBS – distribuidor Exclusivo OMP no Brasil, Programa Talentos do Paraná e apoio da Industrial Design e Tireshop.com.br. 

Fotos

Deixe um comentário