Em todas as largadas e chegadas das provas de rally você vê uma sequência de placas. Conforme o capítulo XV do Regulamento Desportivo do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade, vamos entender melhor o que cada uma delas significa.
Controle de Horário
Antes de depois das largadas e chegadas das especiais, entradas e saídas do parque de apoio, o competidores precisam controlar – entrar e/ou sair de cada zona no horário certo.
A sinalização da Zona de Controle é feita por 03 placas:
Início da Zona de Controle | |
Controle de Horário | |
Final da Zona de Controle |
* A distância entre cada placa é de, no mínimo, 25 metros.
Controle de Largada
O procedimento é similar ao controle de horário. A diferença é o início de uma prova especial. Então temos a sinalização feita por 04 placas:
Início da Zona de Controle | |
Controle de Horário | |
Largada | |
Final da Zona de Controle |
* A distância entre as placas é a mesma da Zona de Controle, porém a placa de LARGADA deve ficar entre 50 e 200 metros de distância do controle de horário.
Controle de Chegada
Início da Zona de Controle de Chegada | |
Bandeirada | |
Controle de Chegada | |
Final da Zona de Controle de Chegada |
* As distâncias entre as placas deve ser de , no mínimo, 25 metros. A placa STOP de ficar entre 100 e 300 metros da BANDEIRADA.
Controle de Passagem
Em algumas provas de rally existe o controle de passagem, onde não é marcado nenhuma tempo. Apenas uma verificação de que o competidor cumpriu aquela etapa do percurso. Esta Zona de Controle é sinalizada por 03 placas:
Início da Zona de Controle de Passagem | |
Controle de Passagem / Carimbo | |
Final da Zona de Controle de Passagem |
* A distância entre cada placa é de, no mínimo, 25 metros.
Zona de Abastecimento
No caso de existir uma zona de abastecimento durante a prova, as equipes só poderão abastecer os veículos dentro dessa área.
Início da Zona de Abastecimento | |
Final da Zona de Abastecimento |
Ponto de Rádio
Placa de aviso | |
Ponto de Rádio |
* A distância entre as placas deve ser de 100 metros.
Vale lembrar que para entrar em cada uma dessas zonas de controle a dupla precisa cumprir os horários de cada setor, estipulados na cartela entregue no início da prova.