You are currently viewing Gírias do Rally

Gírias do Rally

Como muitas vezes já vi caras de ponto de interrogação por utilizar um termo específico de rally, vamos traduzir os mais comuns.

Alto – Elevação na estrada do trecho da prova que impede a visão do vem em seguida. Também chamado de lomba, pode ser graduada conforme o seu grau de dificuldade ou angulação de entrada e saída.

Andar de lado / atravessado – Fazer curvas com o carro derrapando (diferente do que o narrador da Rede Globo, Galvão Bueno, fala, “colocar de lado” é derrapar o carro para fazer uma curva. Já “colocar do lado” é posicionar o carro ao lado do concorrente).

Cotovelo – também chamado de “hairpin” (grampo em inglês), é uma curva bem fechada que lembra um braço dobrado.

Cureca – Geralmente representada pelo desenho de uma, duas ou três caveirinhas, significa uma graduação de perigo. Quanto mais curecas, mais cuidado ao passar pela referência.

Entroncamento – Final de uma estrada onde temos opção de ir para direita ou para esquerda, formando um “T”.

Facão – trilho formado pela passagem de um ou vários veículos.

Farofa – Trecho fora do traçado ideal onde acumula sujeira ou, no caso do rally, terra solta.

Flat – Passar pela referência acelerando tudo.

Forfetar – Chegar ao controle do final da especial além do tempo estabelecido pela organização.

Full – Passar pela referência acelerando tudo.

Gaiola – Estrutura tubular dentro do carro feita para proteger os pilotos em caso de acidente.

Gancho – Similar ao cotovelo, porém mais longa.

Junção – quando uma trada junta à outra.

Lomba – Elevação na estrada do trecho da prova que impede a visão do vem em seguida. Termo utilizado no cross country, geralmente vem acompanhado de uma graduação em “curecas”. Também chamado de alto.

Pé no porão / Pé cravado – Acelerando tudo que dá.

Pendulo / Pendular – Virar o carro para o lado oposto da curva durante a frenagem para que ele, com a inércia, faça a curva para o lado correto de forma mais rápida.


Participe enviando suas definições de termos utilizados no rally ou suas dúvidas para completar nossa lista através dos comentários ou do twitter (@leozettel).

Deixe uma resposta