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Test Drive Direção Segura Fiat

Essa semana, a convite de Cacá Clauset e Ricardo Dilser, coordenadores do Curso de Direção Segura Fiat, Leo Zettel, Rafael Tulio, Luccas Arnone e os irmãos Andrei e Ruslan Carta, colaboraram no Teste Drive Direção Segura Fiat em Curitiba.

O evento aconteceu entre os dias 27 e 30 de setembro no Autódromo Internacional de Curitiba com objetivo de apresentar, aos convidados da Fiat, toda a tecnologia de segurança disponível nos automóveis da marca, posição e a maneira mais segura de dirigir e, na prática, as reações do carro e dos condutores em situações críticas.

“Seria muito bom se todos os motoristas pudessem realizar este Test Drive. As auto-escolas ensinam as leis de trânsito mais básicas e como conduzir um carro para frente até 30Km/h. Não estão preparadas para transmitir a cultura necessária em um trânsito nem as reações necessárias em situações de risco”, comenta o piloto e instrutor convidado.

O Test Drive Fiat – Direção Segura nasceu de uma preocupação da montadora com a escalada de acidentes nas estradas brasileiras, onde mais de 35 mil pessoas perdem a vida por ano, sendo que 90% desses acidentes são causados por falha do motorista, principalmente com idade entre 18 e 25 anos. Esta faixa etária é, segundo pesquisa realizada por seguradoras do Brasil e dos EUA, responsável por uma incidência 70% maior de acidentes do que as outras faixas de idade.

O projeto, que já passou por diversas cidades do Brasil, começa com uma aula teórica apresentando os conceitos básicos de direção segura, tecnologia presente nos automóveis e posição correta para dirigir.

A parte prática inicia em uma volta simulando condições de trânsito onde os instrutores sinalizam alguns vícios de direção dos condutores.
Em seguida os alunos seguem para exercícios práticos de frenagem de emergência onde podem sentir a eficiência do freio ABS.
Após uma pausa para o almoço, os convidados seguem para exercícios de mudança de trajetória, onde aprendem a melhor maneira de dirigir em uma situação de emergência.

No final, uma pequena prova de slalon permite que os motoristas, agora mais conscientes, coloquem em prática tudo que viram, aprenderam e testaram nos exercícios anteriores.

“Com um curso desse porte em grande escala, poríamos reduzir drasticamente o número de acidentes no Brasil”, finaliza Zettel.