Marketing X Automobilismo: Identidade Visual

Marketing X Automobilismo: Identidade Visual

A padronização visual de uma equipe é fundamental. Utilizar as mesmas cores no(s) carro(s), uniformes e box/apoio transmite profissionalismo para quem assiste.

O primeiro passo é adaptar sua estrutura de competição à identidade das empresas envolvidas. Se a logomarca do meu patrocinador é verde, não convém correr com um carro vermelho…

Existem empresas que possuem uma identidade visual mais elaborada, definindo formas, cores de fundo, tipografia, etc. É muito importante respeitar essas informações, pois é através delas que o público consumidor do seu patrocinador vai se identificar com seu carro e, por conseqüência, gerar a visibilidade que seu patrocinador espera.

Algumas equipes possuem uma identidade própria que nem sempre pode ser alterada. Nesse caso é importante aplicar a marca do patrocinador em locais de destaque, facilitando sua leitura.

Raramente uma equipe possui apenas um patrocinador, mas, geralmente, eles fazem investimentos diferentes na sua equipe. Assim, precisamos dar o destaque proporcional ao investimento: o patrocinador que investe mais tem direito a uma área maior.

Da mesma forma que poucos patrocinadores pode ser sinônimo de pouca verba, muitos patrocinadores pode criar um problema de visibilidade. É necessário tomar cuidado com número de patrocinadores no layout do carro. Colocar 37 marcas em apenas um carro de competição pode acabar com a visibilidade de todas elas.

Mesmo sem um patrocinador oficial, é interessante que a equipe tenha um visual definido. Assim empresas interessadas em patrocinar ou em processo de negociação, poderão ter ideia de como será o trabalho realizado nessa parceria.

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