Marketing X Automobilismo: Ações Promocionais

Marketing X Automobilismo: Ações Promocionais

Além da busca pela vitória nas competições, as equipes de competição também precisam lembrar do trabalho de manutenção da imagem da sua marca e da promoção da marca de seus patrocinadores. Mas não basta colocar uma promotora perto dos carros de corrida… A imagem de uma equipe de competição não é diferente de uma empresa tradicional do mercado. Ou seja, é complexa.

Nesse artigo vamos falar sobre alguns tipos de pequenas ações promocionais, que basicamente podemos dividir esse trabalho em duas linhas principais: ações para o patrocinador; e ações com o patrocinador.

1) Ações PARA o Patrocinador

Manter os responsáveis pelo nosso patrocínio sempre muito bem informados sobre as atividades da equipe é fundamental. Se possível, é bem interessante fazer com que estes participem de algumas rotinas.

Convites para os eventos é uma forma de fazer com que o patrocinador prestigie e acompanhe a exposição da sua marca.

No caso do automobilismo, podemos sempre considerar a participação de pessoas da empresa patrocinadora em uma “voltinha” de carro de corrida, onde esses poderão aprender um pouco mais sobre o trabalho de uma equipe de competição.

Envolver o quadro de funcionários do patrocinador também é uma opção interessante. Nesse caso pode-se criar camarotes específicos nos eventos ou visitas na equipe. Assim as pessoas que representam a empresa no dia-a-dia saberão o que e como está sendo promovido, e poderão replicar a informação.

2) Ações COM o Patrocinador

As empresas patrocinadoras têm seus clientes. A união de uma empresa com uma equipe de competição proporciona inúmeras possibilidades de ações promocionais para esses consumidores.

Ações básicas, como comprar ingressos para o evento em pontos de venda do patrocinador, gera fluxo de pessoas a esses pontos. Brindes da equipe com os patrocinadores também é um forma simples de conseguir uma maior usabilidade da marca no dia-a-dia.

Exposição do veículo de competição em locais de grande concentração de público, ou na sede do patrocinador, também é uma ação simples e de grande retorno para as marcas. Ainda mais se pudermos explorar o local, colocando alguns painéis fotográficos, vídeos e até mesmo outros equipamentos em conjunto.

Havendo disponibilidade e verba, é possível partir para ações mais complexas como sorteio de um fim de semana junto com a equipe entre os clientes do patrocinador que comprarem um determinado produto, um pacote vip para acompanhar uma competição ou um Road Show, como o da Citroën (abaixo). 

Não importa o tipo da ação. O que importa é usar a criatividade e manter a marca dos patrocinadores sempre em evidência, dentro e fora das pistas.

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