Na 2ª feira, 12 de dezembro, a festa do Capacete de Ouro vai premiar o rally de 2011 e mostrar a grande novidade do rally de 2012.
Faltam apenas as competições de rally para os pilotos brasileiros mostrarem o seu talento. Mas isso, hoje em dia, acontece apenas pelas esporádicas investidas de alguns corajosos desbravadores. Com o XRC tudo vai mudar de figura já que aqui mesmo no Brasil, com um carro projetado e desenvolvido em nosso país, usando equipamentos presentes em sua maior parte (75%) nas linhas de produção existentes no país, toda uma geração de pilotos vai poder treinar e se aperfeiçoar. E aí, então, sair para conquistar o mundo devidamente preparado.
O plano do XRC é de colocar no mercado carros que são idênticos em sua concepção mecânica, mas que permitem que por fora sejam usados monoblocos de diferentes marcas. É a carroceria que existe nas concessionárias, colocada nas disputas e criando sua legião de seguidores. Um conceito que vai nivelar por cima as disputas, além de continuar aproveitando aquela qualidade maior que o rally tem, que é a de ir de encontro ao público e não esperar que o torcedor se desloque até ele.
Tração 4×4, 330hp, segurança total e ótima relação custo benefício. São os quatro pontos cardeais que foram utillizados para projetar o XRC 4×4. Desde o arco de proteção de norma FIA, para garantir a segurança, até a escolha de componentes duráveis e fáceis de encontrar, para garantir uma manutenção pouco frequente e de baixo custo. “Um carro acessível para mais pilotos e equipes, esse é o nosso objetivo”, comentou Maurício Neves diretor da ProMacchina, equipe responsável pela montagem do protótipo do XRC e que também concebeu todo o projeto do carro.
XRC é mais do que um carro, é um conceito. Por isso além de ser uma nova categoria o XRC vem acompanhado de uma empresa promotora, a RallyX, que vai desenvolver estratégias de marketing, que visam trazer vantagens para competidores e patrocinadores.
Em janeiro a apresentação do 1º carro. no dia 30 de janeiro de 2012 o primeiro carro será apresentado para a imprensa e convidados em Curitiba e no dia 31 será feito o primeiro teste aberto. Até lá muitas outras novidades serão divulgadas aos poucos.