Octanas sobe ao pódio no Rally da Graciosa

Após dois dias de competição na primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Rally, a dupla de Curitiba, Leo Zettel / Fred Zettel ficaram com o segundo lugar na categoria Rally 4.

Nos dias 13, 14 e 15 de junho foi realizada a 37ª edição do Rally da Graciosa. O rally mais antigo do Brasil é também o único de asfalto do campeonato, colocando os competidores em um cenário não muito comum. A edição de 2024 abriu o Brasileiro de Rally e valeu como 3ª e 4ª etapa do Campeonato Paranaense de Rally de Velocidade.

A programação começou na quinta-feira (dia 13) com a largada promocional, realizada na histórica Estação Ferroviária de Antonina, próximo ao marco zero da Estrada da Graciosa. A disputa começou na sexta-feira (dia 14) com a especial Graciosa em sua versão completa, com 25,1 quilômetros. “Ao final da especial eu o Fred chegamos a comemorar nossa performance”, conta Leo. “mas ao ver os tempos vimos que tinha algo errado”, comentou o piloto que ficou praticamente um minuto atrás do líder. Nas duas especiais seguintes, devido ao grande número de lombadas, a dupla optou por uma estratégia mais conservadora, já que não seria possível recuperar o tempo perdido.

No sábado (dia 15) foram realizadas mais oito especiais de alta velocidade ao nível do mar, em Antonina e Morretes. Após analisar os dados do primeiro dia, os irmãos constataram que, apesar de ter menos potência que seu principal concorrente, o grande problema foi a escolha da medida dos pneus. “Apesar de termos feito cálculos para a escolha da medida dos pneus, o carro não teve potência para encher todas as marchas. Isso nos deixou com uma velocidade final muito inferior ao nosso principal concorrente”, conta Leo. Sem ter o que fazer para melhorar a performance, os irmãos andaram o máximo possível para não perder a colocação na categoria e concluíram a prova com o segundo lugar.

Resultado Rally da Graciosa (cat. Rally 4)

  1. Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – Peugeot 207
  2. Leonardo Zettel / Frederico Zettel – Renault Sandero RS
  3. Daniel Allain / Diego Genguini – Renault Sandero RS

Com esse resultado os irmãos Zettel seguem na liderança do campeonato Paranaense de Rally de Velocidade, 23 pontos à frente do segundo colocado.

Classificação Paranaense de Velocidade (cat. Rally 4)

  1. Leonardo Zettel / Frederico Zettel – 59 pontos
  2. Daniel Allain / Diego Genguini – 36 pontos
  3. Wendell Simioni / Rodrigo Vicari – 34 pontos

O próximo desafio da equipe será a segunda etapa do Brasileiro de Rally será realizada em Estação, no Rio Grande do Sul, nos dias 19 a 21 de julho. Para temporada 2024, através do Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte, a Octanas Motorsport conta com patrocínio do Grupo Barigui, Essex Holding, Vonder Ferramentas e Atvos. Mais informações sobre a equipe em www.octanas.ms.


Fotos

Deixe um comentário