Seguindo exemplos de novas categorias, o rally também vem atualizando os carros de tempos em tempos. No entanto, para 2020, a FIA – Federação Internacional de Automobilismo alterou (mais uma vez) os nomes das categorias.
A nova ideia é seguir o exemplo da Formula 1, que tem como categorias de acesso a Formula 2, Formula 3 e Formula 4. Então os carros WRC passam a se enquadrar na categoria Rally 1. Os WRC 2, carros R5, passam a se enquadrar na categoria Rally 2, conforma tabela abaixo.
Nomenclatura | Veículos |
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Rally 1 | WRC Carros desenvolvidos pelas fábricas, 1.6L turbo, com 390hp, cambio sequencial e tração integral, para a disputa do Campeonato Mundial de Rally. |
Rally 2 | R5 (VR5) com equipes oficiais de fábrica Carros preparados conforme o artigo 261 do Anexo J FIA, 1.6L turbo com 300hp, cambio sequencial e tração integral, para equipes com apoio de fábrica. |
Rally 3 | R4 (VR5), R4 (VR4K), NR4, S2000, Maxi Rally, XRC, Proto Além dos R5, carros preparados conforme artigo 260 do Anexo J FIA, incluindo os kit, todos com aproximadamente 300hp, turbo ou aspirado e tração integral. |
Rally 4 | R2 (VR2C e VR2B), Grupo A Carros de 1.6L a 2.0L aspirados, ou de 1.0L a 1.3L turbo, com tração 4×2, sendo permitido o uso de cambio sequencial. |
Rally 5 | R1 (VR1, VR1A e VR1B), N2 Carros até 1.6L aspirados ou até 1.3L turbo, tração 4×2, além dos antigos N2 de produção. |
No Brasil, de forma simplificada, são válidas as categorias Rally 2 (para carros 4×4), Rally 4 (para carros preparados) e Rally 5 (para carros de produção).