Você está visualizando atualmente Leo Zettel é incentivador do Senai Motorsport

Leo Zettel é incentivador do Senai Motorsport

Com o projeto Senai Motorsport, a unidade Boqueirão do Senai se prepara para participar da maior competição de educação profissional das Américas.

Em 2015, depois de algumas conversas entre uma equipe de competição e um professor do curso técnico de manutenção automotiva, na unidade do Senai Boqueirão, surgiu um primeiro esboço de um projeto para aplicar o conhecimento transmitido em sala de aula, em uma vivência prática em competições automobilísticas.

Depois de confrontar o currículo do curso de mecânica com as possibilidades das provas de rally, o projeto evoluiu e ganhou a conotação didática necessária para que os alunos pudessem aprimorar o conhecimento em experiências práticas. Para Fernando Shuartz, mecânico, pedagogo e professor do Senai Boqueirão, “trabalhar com exemplos reais, problemas do cotidiano e a eficiência necessária do automobilismo é uma ótima oportunidade de desenvolver ainda mais nossos alunos”.

Batizado de Senai Motorsport, o projeto tomou forma e ganhou seu primeiro objetivo: construir um carro de rally. “Uma prova de rally exige o máximo de todo o equipamento. Pode-se desgastar um carro 10 vezes mais do que no uso diário. Isso pode gerar uma séria de exemplos práticos e otimizar o aprendizado para os futuros mecânicos”, declara o piloto de rally Leo Zettel, parceiro do projeto. 

A equipe ainda está trabalhando para enquadrar o projeto em todas as normas da instituição, mas este ano surgiu uma primeira oportunidade: participar da Olimpíada do Conhecimento – a maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, promovido a cada dois anos, reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional do SENAI e dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IF).

Na competição, que em 2016 será realizada de 10 a 13 de novembro, são avaliados os conhecimentos teóricos e práticos, as habilidades intelectuais e as atitudes consideradas essenciais para o exercício profissional competente, além do resultado final: produtos de projetos-teste desenvolvidos em uma situação real de mercado nas diversas ocupações.

O Senai Boqueirão foi uma das seis unidades aprovadas para a competição e será a única equipe a levar um carro de corrida para o evento. “Todas as unidades receberam um Ford Ká 2016 para o torneio. Por conta do regulamento bem específico, seremos obrigados a rever alguns itens de preparação, então o carro ficará entre o tuning e a competição”, explica Shuartz, que está coordenando o projeto em parceria com o professor Ernesto Ronchi.

A Olimpíada do Conhecimento é hoje uma vitrine da qualidade da educação profissional patrocinada pela indústria brasileira. Os melhores estudantes representam o Brasil na WorldSkills, competição mundial de competência profissional.

O Senai Motorsport é um projeto com objetivo de proporcionar vivência prática para os alunos de mecânica do Senai Boqueirão no mundo automobilístico e conta com apoio de WZ Comm, ProMacchina e 02 01 Fotografia. 

Deixe um comentário