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O patrocinador também é responsável pelo sucesso da parceria

Truck Kids – ação desenvolvida pela Formula Truck

Doce ilusão pensar que basta assinar um contrato de patrocínio com um atleta ou uma equipe para ver sua marca crescer. É preciso saber aproveitar a parceria e desenvolver ações paralelas para ter o maior aproveitamento possível.

No Brasil a cultura patrocínio não é muito difundida. Tirando no futebol, a grande maioria das empresas não exerce esse formato de divulgação da marca, produto ou serviço. Uma pena, pois é uma ferramenta que gera uma grande exposição em diversos esportes. 

Provavelmente uma das causas do baixo investimento em patrocínio seja a falta de conhecimento em como aproveitar ao máximo o retorno que esse tipo de ação pode gerar. 

Trazendo para o universo automobilístico, não basta receber uma proposta de patrocínio, analisar o retorno e assinar o contrato. Mesmo que sua marca seja bem exposta em um carro de competição, desenvolver ações paralelas pode multiplicar o retorno gerado.

Seja você de uma equipe de competição ou do departamento de marketing de uma empresa, analise os tópicos abaixo:

– Leve seus produtos para serem apresentados durante as competições. Muitas vezes o público grava melhor a marca quando associados ao resultado. Nessa mesma oportunidade você pode interagir com público e obter diferentes tipos de resultados, como formação de mailing ou até viabilizar algum tipo de negociação.

– Através de convites pessoais, promoção do tipo sorteio ou comprou ganhou, leve público para o evento. Você pode estreitar o relacionamento com clientes e mais pessoas podem conhecer sua marca através do interesse no esporte.

– Utilize suas ferramentas de divulgação, como site, newsletter e redes sociais para informar a parceria. Replique os releases, apresente os patrocinados e informe os resultados. Clientes que têm afinidade com o esporte passar a admirar mais a marca.

– Uniformize a torcida com camisetas e/ou bonés. Quanto maior o número de pessoas portando a marca, maior a visibilidade e a sensação de força da empresa. 

– Se a empresa patrocinadora possuir sede com circulação de público exponha o carro de competição. Além de trazer novos visitantes, aumenta o tempo de permanência no local.

– Prolongue os resultados da parceria através de brindes, vídeos institucionais, painéis, etc. Mesmo que o patrocínio seja de apenas uma temporada, haverá material circulando por um período maior.

Não são todas as equipes que trabalham oportunidades fora das competições, principalmente pela necessidade de investimento, que por mais que aumente o retorno, gera a necessidade de mais verba, causando uma bola de neve. Então tenha em mente que investir um pouco mais em torno das competições pode ser muito satisfatório.

Ao fechar um contrato de patrocínio, conheça bem a estrutura que estará a sua disposição e explore essa ferramenta que vai muito além das competições. E claro, se precisar de ajuda, conte comigo! 

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