Gasolina ou Etanol? Com qual combustível eu vou hoje?

Gasolina ou Etanol? Com qual combustível eu vou hoje?

Com objetivo de maior economia no bolso dos clientes, os motores bi combustíveis trouxeram para o consumidor uma nova possibilidade de escolha. No fim das contas não é bem assim e ainda causam mais uma dúvida na hora do abastecimento.

Particularmente eu não gosto de motores chamados FLEX. Um motor movido à gasolina tem diferenças mecânicas para um motor movido à Etanol (antigo Álcool), e não apenas eletrônicas. Mas com uma pequena alteração na injeção e um “meio termo” entre um motor de cada configuração e “voilà”: temos um motor capaz de andar com os dois combustíveis.

Muito interessante se considerarmos a possibilidade de economia da população e a utilização de um combustível renovável. Porém o “meio termo” feito nos motores flex fez com que se tornassem um PATO. (Pato é um animal que anda, mas não anda direito; nada, mas não nada direito; voa, mas não voa direito.)

Se compararmos um GM Astra a gasolina com um flex, veremos que a versão à gasolina é até 20% mais econômica que a nova abastecida com gasolina. Assim como as versões específicas para o antigo álcool também tinham melhor rendimento que as novas flex abastecidas com etanol.

Mas, se essa é a nossa realidade, temos que conviver com ela e aprender como tirar proveito disso. Para facilitar nossa decisão na hora de abastecer, disponibilizamos uma planilha que ajuda no cálculo de qual é o combustível economicamente mais vantajoso para o seu veículo neste momento. Baixe e salve no seu computador.


– Download da Planilha em Excel
  (para cálculo específico para o seu veículo)

– Download da Planilha em PDF
  (apenas para impressão baseado na média nacional)


Instruções

1. Na aba CALCULADORA você deve preencher o consumo do seu carro utilizando GASOLINA e ETANOL. Mais abaixo o preço dos dois combustíveis no posto de sua preferência.

2. Automaticamente a planilha vai informar qual o combustível mais interessante para aquele momento.

3. A aba IMPRESSÃO é uma versão de bolso para facilitar a decisão no momento em que estiver no posto. Ela é preenchida automaticamente a partir dos dados da aba CALCULADORA. (afinal nem todo mundo tem um computador no carro). Para economizar, utilize ETANOL quando o preço dele estiver igual ou menor que o valor informado na linha em comparação ao preço da GASOLINA.

Deixe uma resposta