100 Anos do Maior Rally do Mundo

100 Anos do Maior Rally do Mundo

Esse ano o Rally de Monte Carlo, a mais tradicional prova de automobilismo do mundo, completa 100 anos de história, bate recorde de inscritos no IRC e reduz a zero as taxas de inscrição.

O 79º Rally de Monte Carlo, edição do centenário e prova de abertura do IRC – International Rally Challenge, será realizado entre 19 e 22 de janeiro de 2011 e, como forma de incluir os competidores nas comemorações, incentivar pilotos amadores e o retorno de outros da velha guarda, o Automóvel Clube de Mônaco anunciou que as inscrição para a prova do centenário serão gratuita.

Segundo Rané Isoart, comissário geral do ACM, “eles são a base da história do evento e, em breve, estaremos anunciando novas ações para incentivar os pilotos amadores”. O resultado foram 250 inscrições em apenas duas semanas! (305 até o final do prazo). Números que não eram registrados desde a década de 80. Infelizmente a organização teve que fazer uma seleção, pois a qualidade do rally ficaria comprometida com mais de 100 equipes.

Mesmo com uma limitação, o IRC registrou o recorde de 39 carros S2000 inscritos na prova. Entre as equipes oficiais estão confirmadas as seguintes duplas:
* A Skoda, que comemora 110º aniversário, traz as duplas Hanninen / Markkula, Loix / Miclotte, Kopecky / Stary, Vouilloz / Veillas e Mikkelsen / Floene.
* A Peugeot vem com as duplas Magalhães / Magalhães (Portugal), Neuville / Klinger e Wilks / Pugh (Reino Unido).
* Também teremos Delecour / Savignoni (Peugeot 207 S2000), Elena (navegador 7 vezes campeão mundial de rally) com seu inseparável companheiro de equipe em R3 DS3 e Gardemeister / Tuomi.

Confira a Lista de Inscritos


O Percurso

O percurso do Rally de Monte Carlo 2011 foi elaborado baseado inteiramente em percursos históricos, incluindo locais famosos e trechos das primeiras edições. “O percurso do Rally Centenário foi montado a partir de rotas históricas”, explicou René Isoart. “Profissionais, amadores e fãs de rally já ouviram muitas vezes sobre estes locais lendários. Então é um grande prazer para nós para trazê-los todos juntos em um único evento.”

O primeiro dia, quarta-feira (19 de janeiro), será inteiramente baseado em Ardèche e compreende quatro especiais – todos os nomes conhecidos para reunir os fãs:
* Moulinon Le – Antraigues (36,87 km)
* Burzet – St Marcial (41,06 km)
* Saint-Bonnet – Saint-Bonnet (25,22 km), que terá duas passadas

Quinta-feira (20 de janeiro) será realizada na região de Drôme e será o dia mais curto, com dois estágios, realizado duas vezes cada:
* St-Jean-en-Royans – interseção de três estradas (23,05 km)
* Cemitério Vassieux – Col de Gaudissart (24,13 km)

Sexta-feira (21 de janeiro) será o dia mais longo para os concorrentes e provavelmente o mais emocionante. Os pilotos sairão cedo de Valence e seguir para Mônaco, com a tradicional especial agendada para este dia:
* Sur l’Ouvèze Montauban – Eygalayes (29,89 km)
* Chegada no Mônaco Parque Fechado no início da tarde

A última noite (22 de janeiro) será fiel aos velhos “Montes”, com duas passagens noturnas do famoso Col du Turini de Moulinet. Quatro especiais irão finalizar o rali e conheceremos o vencedor do Rally Centenário durante o retorno dos pilotos para o Porto de Mônaco:
* Moulinet – La Bollène-Vesubie (23,41 km)
* Lantosque – Lucéram (18,81 km)
* Interrompido por uma passagem para Mônaco para um parque de serviço


Lista de Vencedores

ANOPILOTO / NAVEGADORCARRO
2010Mikko HIRVONEN / Jarmo LEHTINENFord Fiesta S2000
2009Sébastien OGIER / Julien INGRASSIAPeugeot 207 S2000
2008Sébastien LOEB / Daniel ELENACitroën C4 WRC
2007Sébastien LOEB / Daniel ELENACitroën C4 WRC
2006Marcus GRÖNHOLM / Timo RAUTIAINENFord Focus RS WRC
2005Sébastien LOEB / Daniel ELENACitroën Xsara WRC
2004Sébastien LOEB / Daniel ELENACitroën Xsara WRC
2003Sébastien LOEB / Daniel ELENACitroën Xsara WRC
2002Tommi MÄKINEN / Kaj LINDSTROMSubaru Impreza WRC
2001Tommi MÄKINEN / Risto MANNISENMAKIMitsubishi Lancer EVO
2000Tommi MÄKINEN / Risto MANNISENMAKIMitsubishi Lancer EVO
1999Tommi MÄKINEN / Risto MANNISENMAKIMitsubishi Lancer EVO
1998Carlos SAINZ / Luis MOYAToyota Corolla WRC
1997Piero LIATTI / F. PONSSubaru Impreza
1996Patrick BERNARDINI / B. OCCELLIFord Escort Co 4x
1995Carlos SAINZ / L. MOYASubaru Impreza
1994François DELECOUR / D. GRATALOUPFord Escort Co 4x
1993Didier AURIOL / B. OCCELLIToyota Celica
1992Didier AURIOL / B. OCCELLILancia HF Int
1991Carlos SAINZ / L. MOYAToyota Celica
1990Didier AURIOL / B. OCCELLILancia Delta Int
1989Miki BIASION / T. SIVIEROLancia Delta Int
1988Bruno SABY / J.-F. FAUCHILLELancia Delta 4WD
1987Miki BIASION / T. SIVIEROLancia Delta 4WD
1986Henri TOIVONEN / S. CRESTOLancia Delta S4
1985Ari VATANEN / T. HARRYMANPeugeot Talbot
1984Walter RÖHRL / C. GEISTDOFFERAudi Quattro
1983Walter RÖHRL / C. GEISTDOFFERLancia Rally
1982Walter RÖHRL / C. GEISTDOFFEROpel Ascona 400
1981Jean RAGNOTTI / J.M ANDRIERenault 5 Turbo
1980Walter RÖHRL / C. GEISTDORFERFiat 131 Abarth
1979Bernard DARNICHE / A. MAHELancia Stratos
1978Jean-Pierre Nicolas / V. LAVERGNEPorsche Carrera
1977Sandro MUNARI / S. MAIGALancia Stratos
1976Sandro MUNARI / S. MAIGALancia Stratos
1975Sandro MUNARI / M. MANNUCCILancia Stratos
1973Jean-Claude ANDRUET / BICHEAlpine
1972Sandro MUNARI / M. MANNUCCILancia
1971Ove ANDERSSON / D. STONEAlpine
1970Björn WALDEGÅRD / L. HELMERPorsche
1969Björn WALDEGÅRD / L. HELMERPorsche
1968Vic ELFORD / D. STONEPorsche
1967Rauno AALTONEN / H. LIDDONBMC
1966Pauli TOIVONEN / E. MIKKANDERCitroën
1965Timo MAKINEN / P. EASTERBMC
1964Paddy HOPKIRK / H. LIDDONMorris Mini Cooper
1963Erik CARLSSON / G. PALMSaab
1962Erik CARLSSON / G. HAGGBOMSaab
1961Maurice MARTIN / R. BATEAUPanhard
1960Walter SHOCK / R. MOLLMercedes
1959Paul COLTELLONI / P. ALEXANDRECitroën
1958Guy MONRAISSE / J. FERRETRenault
1956Ronnie ADAMS / F.E.A. BIGGERJaguar
1955Per MALLING / G. FADUMSunbeam-Talbot
1954Louis CHIRON / C. BASADONNALancia
1953Maurice GATSONIDES / P. WORLEDGEFord Zephir
1952Sidney ALLARD – G. WARBURTONAllard
1951Jean TRÉVOUX / R. CROVETTODelahaye
1950Marcel BECQUART / Ii. SECRETHotchkiss
1949Jean. TRÉVOUX / M.-LESURQUEHotchkiss
1939Jean PAUL / M. ÇONTETDelahaye
1938George BAKER SCHUT / KARELTONFord
1937LEBEGUE / J. QUINLINDelahaye
1936Ion SAMFIRESCU / P.G. CRISTEAFord
1935Charles LAHAYE / R. QUATRESOUSRenault
1934GAS – Jean TRÉVOUXHotchkiss
1933Maurice VASSELLEHotchkiss
1932Maurice VASSELLEHotchkiss
1931Donald HEALEYInvicta
1930Hector PETITLicorne
1929Dr. SPRENGER VAN EIJKGraham-paige
1928Jacques BIGNANFait
1927M. LEFEBVRE-DESPAUXAmilcar
1926Hon V.A BRUCEA.C.
1925François REPUSSEAURenault
1924Jacques Edouard LEDUREBignan
1912Jean BEUTLERBerliet
1911Henri ROUGIERTurcat-Mery

Os TOP3

PosPilotoVitóriasAno
1Sebastién LOEB52003, 2004, 2005, 2007, 2008
2Tommi MÄKINEN41999, 2000, 2001, 2002
2Walter RÖHRL 41980, 1982, 1983, 1984
2Sandro MUNARI 41972, 1975, 1976, 1977
2Jean TRÉVOUX 41934, 1939, 1949, 1951
3Carlos SAINZ31991, 1995, 1998
3AURIOL Didier31990, 1992, 1993

Deixe uma resposta