Tive um curso intensivo de como fazer um rally de asfalto em Morretes, na primeira etapa do campeonato paranaense.
Pilotos se uniram para ressuscitar o Campeonato Paranaense de Rally. Logo nos primeiros contatos com algumas cidades, Morretes mostrou interesse em sediar uma etapa. Sensacional! Os antigos Rally da Graciosa começavam lá e eram ótimos. Mas comparando com as atuais provas realizadas pelo Brasil apareceu uma grande diferença: seria 100% de asfalto.
Após essa constatação, antes mesmo de começar a prova, veio o primeiro frio na barriga. Nunca tinha andado em Rally de asfalto. Não tinha nem ideia do que iria encontrar. Para complicar ainda mais, não pudemos treinar nessas condições.
Sábado, 08 de março, começamos o levantamento das especiais. Sem muita (ou quase nada de) experiência nessas condições, traçamos uma estratégia conservadora, com objetivo de terminar a prova.
Meio dia largamos para primeira especial e já na primeira freada para uma direita 3 a primeira surpresa: muita aderência! A combinação do Peugeot com o acerto da RT One e os pneus S-Drive da Yokohama ficou ótima.
Fomos experimentando a cada curva, aumentando a velocidade e ajustando levantamento. Ainda com muito medo de cortar as curvas, pois colocaria pneus de asfalto na grama, tomamos 15 segundos para o primeiro lugar na categoria. (Fiasco)
Fizemos mais duas passadas na mesma especial, então pudemos experimentar diferentes técnicas, traçados e pontos de frenagem. Realmente é um tipo de Rally bem diferente.
No apoio mecânico pude trocar experiência com outros pilotos e ajustar um pouco a pilotagem. Nas duas especiais seguintes já estava arriscando mais, cortando algumas curvas e aprendendo bastante.
A prova terminou com duas especiais noturnas e na última tivemos até um pouco de chuva. Nessas já fomos melhor em relação à concorrência, terminando a prova em 4º lugar.
O Rally de Morretes foi um pacote completo de rally de asfalto. Obrigado Rafael Tulio pelos ensinamentos e Fred Zettel pela parceria.