Faltando menos de 15 dias para o Rally de Erechim, Leo Zettel afirma que não vai correr a etapa do Rui Grande do Sul de Rally de Velocidade. Segundo o piloto do Ford Ka foram vários fatores que determinaram tal decisão.
– A desclassificação na primeira etapa
“Os pneus Pirelli foram impostos (fora do prazo previsto no código desportivo) e as equipes tiveram que se adaptar. Tal mudança traria um aumento de 30% no investimento necessário para nós participarmos da prova. Para um piloto independente, isso faz muita diferença. Se não bastasse, a medida imposta não cabia no Ford Ka… mas ficou bem claro: é problema meu pois, mesmo assim, fui desclassificado.”
– O custo dos pneus
“Ainda não andei com esse pneu Pirelli de Rally, mas ouvi falar bem dele. De qualquer forma, devemos parabenizar a iniciativa da Pirelli em desenvolver um pneu de competição nacional. Porém, existe a informação de que é um pneu menos durável que o Yokohama, então serão necessários mais pneus por etapa. Isso também aumenta o custo das equipes.”
– A mudança do regulamento
“No início do ano, peguei o regulamento 2010 e enquadrei meu carro. Em Curitiba já se falou em aceitar os Peugeots 206 na categoria N2 light do Brasileiro. Beleza! Vamos mexer no carro novamente, mas até aí acho legal: mais pilotos, mais competição, mais show. Mas existiria a possibilidade de equiparar os carros. Quando saiu o adendo informando os pilotos sobre a mudança de categoria dos Peugeots (dessa vez dentro do prazo), nada foi mencionado sobre a possibilidade de equiparar os demais carros com comando de válvulas, filtro de ar e distribuição de freio. Só lembraram do coletor de escape e central de injeção eletrônica.
Entrei em contato com a CBA e obtive autorização para reformar a carroceria do Ford Ka a fim de colocar os pneus obrigatórios. Os demais itens ainda estão pendentes.”
A temporada 2010
“Temos bons parceiros envolvidos neste projeto, mas infelizmente não temos patrocínio suficiente para todas as despesas (ou surpresas) do campeonato. Como essas mudanças de regulamento comprometem os objetivos da equipe, vamos buscar outro campeonato para correr este ano. O que mais lamento é não correr a prova de Erechim.”
NOTA:
Em 22 de abril a CBA divulgou Adendo Técnico 02 liberando o uso de pneus de qualquer marca no Campeonato Brasileiro de Rally.