Você está visualizando atualmente Não saia de casa desprevenido

Não saia de casa desprevenido

Sempre na hora de sair de casa bate aquele branco: “Será que não estou esquecendo nada?” Este artigo traz uma lista de coisas que podem ajudar na hora de juntar o equipamento.

Primeiro passo: Para onde vamos

Se você vai para uma trilha, expedição ou um simples acampamento é sempre bom levar alguns litros de água, pelo menos um litro de óleo e algumas peças sobressalentes. Este ponto é variável de acordo com o ponto fraco de cada veículo, mas que fique bem claro: Dispor destes itens não alivia a revisão antes de sair de casa.

Alguns itens de suma importância para um trecho com atoleiros são: uma pá, enxada, cintas de reboque e o controle do guincho. Acredite se quiser, mas já vi mais de uma vez jipeiros proprietários desse equipamento caro sem o controle para acioná-lo. (Nada disso adianta se seu jipe não possuir argola ou gancho para engatá-lo.)

Combustível é um detalhe a ser estudado com antecedência. É bom conhecer o carro com que vai sair para saber sua autonomia e evitar ficar no meio do caminho. Caso precise, providencie um galão adequado para transportar mais alguns litros.

Segundo passo: Por quanto tempo

Parece obvio que quanto mais tempo você vai passar fora, mais comida vai precisar. Em todo caso programe-se com café-da-manhã, almoço e janta mesmo que tenho optado por um hotel em sua viagem, e lembre-se de levar coisas para comer durante a trilha e/ou viagem.

Muita gente só leva calção de banho ou bermuda d’água quando vai para algum lugar onde tenha água para se banhar. Mas uma muda de roupa é um item muito importante para quem enfrenta caminhos desconhecidos, afinal não sabemos onde nem quando vamos parar…

Vai passar mais de um dia fora? Então não esqueça de levar barraca, saco de dormir ou colchão de ar, dependendo do tempo cobertores. Uma noite fora de casa gera outras necessidades como escova de dentes e equipamento de banho (shampoo, sabonete, etc.)

Dinheiro

Sempre que for para alguma cidade estranha, leve algum dinheiro no bolso, pois existem estabelecimentos que não aceitam cheques nem cartões ou até vilarejos (e cidades) que não dispõe de uma agência de cada rede bancária com auto-atendimento 24 horas.

Lista Rápida

Equipamento:
– Calibrador
– Cinta para reboque
– Caixa de ferramenta
– Tesoura
– Estilete
– Fita adesiva
– Lanterna (com pilhas/baterias)
– Verificar IPVA e Licenciamento
– Verificar as baterias de rádios, máquinas fotográficas e filmadoras

Pessoal:
– Escove e pasta de dentes
– Sabonete
– Roupa de banho / Toalha
– Muda de roupas
– Estojo de primeiros socorros (se estiver usando algum tipo de medicamente específico, levar sempre para um dia a mais)

Deixe um comentário