Você está visualizando atualmente Técnicas de Condução Off-Road

Técnicas de Condução Off-Road

O automobilismo off-road, como todo o exporte radical, possui técnicas e alguns cuidados que devem ser tomados durante a prática.

Aqui serão apontadas algumas situações comuns, em ambiente off-road, e algumas maneiras de vence-las mais facilmente.

Atravessando Um Rio

Para transpor um rio, ou lago, é sempre preciso ter muito cuidado com a profundidade da água, e com eventuais objetos que possam existir no fundo (pedras grandes, galhos, etc):
• Água na altura do pára-choque – ainda é seguro.
• Na altura dos faróis – evite parar o veiculo, no curso d´água.
• No capo do motor – deve ser evitado.

É necessário também que faça a travessia com o motor em alta rotação, e de preferência, devagar, mas aliviar a aceleração com o escapamento submerso. Isso pode causar um fluxo inverso, fazendo com que o escapamento puxe a água.

Perdendo Tração

Em um atoleiro, ou uma subida íngreme e lisa, deve-se entrar com o motor em alta rotação e uma velocidade constante. Se você começar a perder a tração, vire o volante para um lado e para o outro e comece a oscilar a aceleração rapidamente, afim de encontrar um piso mais rígido e manter o pneu “limpo”. No caso do veículo ficar patinando parado, é melhor retornar e, se possível, tentar de novo.

Descendo Uma Pista Íngreme

Ao iniciar uma descida íngreme, deve-se engatar a primeira marcha, de preferência com a reduzida acionada, e não deixar o veiculo embalar, pisando levemente no freio. Não deixe as rodas travarem, pois você pode perder a direção. Caso o veiculo comesse a deslizar tire o pé do freio e corrija a direção. O carro deve manter-se sempre alinhado com a pista.

Deixe um comentário