38 duplas que percorreram os cerca de 400 Km do I Rally Internacional de Ouro Branco, válido pela 6ª Etapa do Campeonato Sul-Americano, 6ª Etapa do Campeonato Brasileiro e 4ª Etapa do Campeonato Mineiro, que também foi um sucesso de público: cerca de vinte mil pessoas, entre parque de apoio e especiais, assistiram aos carros mais velozes do rali levantarem poeira nas estradinhas históricas da região.
Os estrangeiros provaram que têm os carros mais velozes. Os argentinos Roberto Sanchez / Edgardo Galindo (Subaru Impreza A8) fez o melhor tempo somando 2.02.24,1. Sanchez liderou tranqüilo a categoria durante toda a etapa.
A categoria N4 foi a mais disputada e reservou surpresas. Dentro do campeonato brasileiro de rali, depois da quebra do Lancer de Marcola, a disputa ficou entre duas duplas catarinenses: Édio Füchter / Lelo Perdigão (Mitsubishi Lancer EVO IX) e Osvaldo Scheer / Gilson Rocha (Mitsubishi Lancer EVO IX).
Édio liderou todas as especiais até que, após uma rodada na especial 10 no domingo, Scheer assumiu a liderança. “Foi uma especial muito dura mas não tínhamos nada a perder e fomos pra cima já que o Édio estava pensando no campeonato”, conta Scheer, que com esta vitória assume a segunda colocação do campeonato brasileiro com 36 pontos, doze pontos atrás de Füchter e dois na frente de Marcola.
Na categoria A6 o carro da dupla Rafael Túlio / Gilvan Jablonski (Peugeot 206) teve vários problemas com os amortecedores perdendo muito tempo. No segundo dia de prova a dupla correu atrás dos minutos que os separavam da vitória. Como o carro da dupla Flavio / Eduardo Morelli (Peugeot 206) apresentava problemas mecânicos, Túlio ficou com a vitória da etapa. “Foi uma vitória muito difícil. Na última especial o carro veio se arrastando, com problemas nos amortecedores, mesmo assim conseguimos completar a especial e vencer esta etapa, a terceira vitória consecutiva em Ouro Branco”, conta Túlio.
A dupla da Fiat, Luis Tedesco / Bruno Mega, foi impedida de participar da etapa devido a problemas com a ficha de homologação do novo Palio Abarth 2008 (que faria sua estréia em Ouro Branco). Com isso a dupla da Fiat correu na prova na condição de “Dupla Convidada” não marcando pontos. Túlio soma agora 46 pontos no Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, cinco à frente de Tedesco.
A categoria N2 também proporcionou uma bela disputa entre os dois primeiros colocados no campeonato brasileiro: Ulysses Bertholdo / Sidinei Broering (GM Celta) e Fabio Dall`Agnol / Marcelo Dalmut (Fiat Palio). Com cinco especiais para cada dupla, Bertholdo / Broering souberam aproveitar melhor a duras especiais de Ouro Branco e venceram a etapa com uma diferença de quase um minuto. “Este foi um rali pra correr de camionete mas o Celta resistiu, não tivemos nenhuma quebra. Foi uma prova para coroar o trabalho de toda a equipe”, explica Bertholdo, que fica a um ponto (52) de Fabio Dallagnol no campeonato brasileiro (53).
Classificação da prova por categoria
Categoria N2
1 | Ulysses Bertholdo / Sidnei Broering | RS/SC | GM Celta | 2:20:34 |
2 | Fabio Dalagnol / Marcelo Dalmut | RS/RS | Fiat Palio | 2:21:34 |
3 | Fabio Sacioto / Fabio Abreu | SC/SC | Fiat Palio | 2:26:09 |
Categoria A6
1 | Rafael Túlio / Gilvan Jablonski | PR/PR | Peugeot 206 | 2:38:42 |
2 | Flavio Morelli / Eduardo Morelli | SC/SC | Peugeot 206 | 2:42:12 |
3 | Miguel Mallaco / Leonardo Mallaco | VW Gol | 2:50:44 |
Categoria N4
1 | Oswaldo Sheer / Gilson Rocha | SC/PR | Mitsubishi EVO IX | 2:08:45 |
2 | Édio Füchter / Lelo Perdigão | SC/SC | Mitsubishi EVO IX | 2:09:23 |
Classificação do Campeonato
Categoria N2
1 | Fabio Dalagnol / Marcelo Dalmut | RS/RS | Fiat Pálio | 53 |
2 | Ulysses Bertholdo / Sidnei Broering | RS/SC | GM Celta | 52 |
3 | Marlon Koerich / Joseane Koerich | SC/SC | GM Celta | 24 |
Categoria A6
1 | Rafael Túlio / Gilvan Jablonski | PR/PR | Peugeot 206 | 46 |
1 | Luis Tedesco / Bruno Mega | SC/SP | Fiat Pálio | 41 |
3 | Leandro Brustolin / Daniel Ceconelo | RS/RS | VW Gol | 30 |
Categoria N4
1 | Édio Fuchter / Lelo Perdigão | SC/SC | Mitsubishi EVO IX | 48 |
2 | Oswaldo Sheer / Gilson Rocha | SC/PR | Mitsubishi EVO IX | 36 |
3 | Marcos Marcola / Sergio Tarcísio | PR/PR | Mitsubishi EVO IX | 34,5 |