Você está visualizando atualmente Carnaval em Brotas / São Pedro

Carnaval em Brotas / São Pedro

A região de São Pedro e Brotas, privilegiada pela natureza, nos brindou com 4 dias de trilhas, paisagens e aventuras nos 4 dias de feriado de Carnaval.
Curitiba São Pedro.

Ao contrário do que imaginamos, viajamos 550 km sem nenhum congestionamento, engarrafamento, acidente ou qualquer coisa que atrapalhasse nosso cronograma. O único porém é que asfalto é muito chato…

Saímos 14h de Curitiba pela BR 116 com um clima ótimo, sem qualquer possibilidade de chuva e Sol a pino. Mantendo os 110km horários (permitidos por lei), viajamos tranquilamente com uma paradinha básica no Petropen e outra em Sorocaba – nessa segunda para jantar em uma churrascaria de beira de estrada nada suspeita.

Em torno de 22:30 chegamos em São Pedro, uma cidade próxima a Brotas que, por indicação do nosso guia da Galera Ecoturismo, decidimos nos hospedar.

Dia 01 – São Pedro

O primeiro dia começou um pouco mais tarde pois queríamos descansar um pouco. 9h o Rodrigo Galera nos buscou no Hotel Imigrantes para percorrermos algumas trilhas na região de São Pedro.

Depois de percorrer uns 80km de estradas de terra, algumas trilhas, duas travessias de rio e uma belo almoço na Fazenda Palmeira, chegamos ao Saltão – um recanto com diversas atividades radicais em três cachoeiras naturais.

Começamos com uma tirolesa de 800m de extensão com 110m de altura na parte mais alta do vale. Que vista fantástica!

Em seguida, cursinho básico de rapel para descer 76m na cachoeira Saltão.

Adrenalina no modo normal voltamos para os carros e seguimos para o alto do morro onde o pessoal de asa delta e parapente utiliza como rampa de decolagem. Se 200º de vista com 500m de diferença no nível da cidade com clima perfeito não bastassem, encontramos instrutores de parapente para fazer vôo duplo. (mas apenas parte do grupo…)

Fim do dia, voltamos para cidade jantar e descansar. Afinal… era só o primeiro dia.

Dia 02 – Recanto das Cachoeiras

8:30h da manhã com motores ligados para uma trilha light pelos arredores de São Pedro. Quase duas horas rodando e fim da estrada… A chuva levou o pouco que existia. Em outras palavras, começou a diversão!

Primeiro obstáculo superado, depois um atoleiro, um rio e a coisa foi ficando boa! Depois de muitas paisagens e paradas para fotos, encaramos uma trilha em meio ao canavial (que deu um certo trabalho) e chegamos no Recanto das Cachoeiras.

Almoçamos muito bem e saímos para visitar o Salto Santo Antônio, em seguida arvorismo, seguido por uma rápida tirolesa e um pequeno rapel para aumentar o nível de adrenalina.

Devidamente cansados, pegamos o asfalto rumo a Brotas. Depois de um rápido reconhecimento pela cidade (que respira esportes radicais), paramos no Brotas Bar para jantar na famosa mesa-bote.

Depois de alimentados fomos ao planetário aprender sobre estrelas e formações galácticas, pois nem só de terra vive o homem… Infelizmente, devido ao mau tempo, não foi possível observar as estrelas. Mas ganhamos um vale-observação vitalício!

Dia 03 – São Pedro e Águas de São Pedro

O terceiro dia de aventura já começou com lama em uma descida escorregadia, seguindo por um banhadão e uma subida de erosões até chegar (pasmen!) na recepção do Vila Vita Hotel, onde um Mitsubishi Outlander e um Suzuki Grand Vitara GIII se juntaram ao comboio para uma sessão de trilhas lights.

Pequenos obstáculos, duas travessias de rio e muitas paisagens depois, chegamos ao Morro do Cruzeiro, com 1050m de altitude. Mas a belíssima vista foi interrompida pela chuva que veio de forma brusca, mandando todos de volta para os carros.

Depois de um rápido almoço no restaurante Santo Antônio, seguimos por uma trilha light até o centro de Águas de São Pedro. E não é brincadeira! A trilha chegou no meio da praça central da cidade.

Águas de São Pedro é quase uma cidade dentro da cidade de São Pedro. Planejada e cheia de curvas, é muito charmosa e hospitaleira. Mas como todas as demais cidade no Carnaval, estava uma bagunça!

Depois de algumas comprinhas locais, estávamos muito cansados, então resolvemos retornar para o hotel e dormir cedo no último dia de aventuras.

A experiência foi ótima! As trilhas muito bem selecionadas, o atendimento impecável e muito bom mesclar trilhas com esportes de aventura. O grande mérito é do Rodrigo Galera, da Galera Ecoturismo. Com muita experiência no off road, soube exatamente o que nós procurávamos e nos levou para os principais pontos da região.

Assim que possível vamos voltar para conhecer os muitos outros locais que, por causa do pouco tempo, não tivemos oportunidade de visitar.

Fotos

Deixe um comentário