Você está visualizando atualmente I-Race Intercom OMP

I-Race Intercom OMP

Brinquedos novos são sempre interessantes. Particularmente, gosto ainda mais dos tecnológicos. E nesta semana puder testar o I-Race – o intercomunicador da OMP.

O Rally é uma das poucas modalidades que possui duas pessoas dentro do carro: piloto e navegador. E este segundo elemento que é responsável por passar as informações do trecho para o piloto acelerar o máximo possível. Mas para que a dupla possa ter um bom desempenho, comunicação é fundamental. 

Então surge o intercom (intercomunicador) – um acessório que possibilita que piloto e navegador tenha uma comunicação clara, mesmo dentro de um barulhento carro de rally, com as pedras batendo no assoalho e usando capacete. 

O intercomunicador testado neste último treino foi o I-Race, o top de linha da OMP. Por ser desenvolvido por uma marca italiana, a gente sempre espera um cuidado especial com o design do produto. Mas neste caso a preocupação foi totalmente técnica. 

Instalar foi muito fácil: um fio no positivo, outro no negativo e todos os conectores precisos e robustos. Depois de ligado vem a hora de descobrir todas as funções: saída para câmera, conexão bluetooth, mp3, rádio vhf, filtro de ruídos e o Race Mode.

O bluetooth é muito interessante para conectar com um celular. Tem momentos em provas de rally que o radio perde o alcance e o celular pode ser a melhor forma de comunicação com o restante da equipe.

Além do celular, um radio VHF também pode ser conectado, permitindo que a tripulação faça a comunicação com capacete ou head set. Mas para esta ligação é necessário um cabo opcional com PTT (JA/859). 

A saída de áudio RCA já é velha conhecida dos rallyzeiros, pois manda o áudio da dupla para a câmera on board. É legal conhecer as notas de navegação dos concorrentes e muito divertido ouvir as besteiras quando algo sai errado.

Para os rallies mais longos, como Sertões, o I-Race tem conexão de áudio para mp3 player. Assim a dupla pode percorrer os looooongos deslocamentos com fones e ouvindo música. 

Apesar de ter como opcional a ligação para bateria 9V, o I-Race foi projetado para ser ligado em 12V, direto na instalação elétrica do carro. Então ele tem um filtro para diminuir alguns ruídos gerados por instalações problemáticas do veículo. No nosso caso, não usamos. O som estava alto e claro.

Volumes no máximo e “Race Mode On”. Essa função corta a comunicação do bluetooth, mp3 e rádio vhf, deixando apenas a comunicação entre piloto e navegador e a saída de áudio para a câmera on board. 

Vantagens

  • Volumes independentes para piloto e navegador;
  • Teclas grandes e precisas;
  • Conectores robustos e com opção para capacetes padrão Peltor e Stilo;
  • Função Race Mode ON.

Desvantagens

  • Design;
  • Dificuldade de configurar o bluetooth; 
  • Necessidade de um cabo opcional para ligar o radio VHF;

Onde Comprar

Octanas Motorsport: www.octanas.shop

Deixe um comentário